terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Acelgamor & uvas passas - salada de Natal



Gnomo Rosado: eu queria mesmo comer alguma coisa light na ceia de Natal... E que não fosse um peru defunto ou outro bichinho qualquer. Eu, como grande Gnomo Rosado (5 centímetros de altura) e poderoso filho do Grande Gnomo Vermelho da Floresta, tenho como missão proteger a fauna e a flora e também...

Gnomo Azul:: ...proteger os habitantes das florestas da cidade e do campo, da flatulência tóxica ao meio ambiente de qualquer nariz...



Bruxauva: ...assim poderei criar meus sapos num mundo pacífico e despoluído e fazer uma bela salada de patinhas fritas deles e...




Magalena: ...ora, dona Bruxa, este blog é VEGETARIANO! Como você conseguiu escapar do blog Morango e vir aqui? Agora terá de conformar-se e provar de minha salada Acelgamor!


Bruxauva: oh, nãooooooooo! E se eu ficar boazinha?



E a Bruxauva, enquanto fingia reclamar acariciava as patinhas de sapos fritas que ela trazia escondidas numa cesta coberta com falsos morangos. Mas como Natal é tempo de amor, quem sabe se a dona Bruxa não acaba sendo conquistada pelos corações de cenoura da receita a seguir?

Ingredientes:
- 2 cenouras cruas médias e tenras

- ½ acelga crua
- ½ xícara de uvas passas escuras e sem sementes
- ½ xícara de nozes picadas
- azeite de oliva extra virgem
- 2 colheres de sopa de sementes de gergelim (branco ou preto)
- algumas azeitonas verdes
- sal marinho (se desejar).

Modo de fazer
Corte as cenouras em rodelas finas e se quiser chamar o “amor”, transforme-as em corações. Corte as rodelas em V e depois dê um picote num V minúsculo na parte mais larga, e pronto: terá um coração de cenoura! Reserve os corações.

Lave bem a acelga e corte-a bem fininha. Depois, misture as passas e polvilhe as nozes e o gergelim por cima ajeitando a salada numa travessa redonda. Coloque os corações ao redor da salada e deixe um (o maior) para pôr no centro. Ao redor do coração central, faça um círculo com as azeitonas verdes.

Regue com azeite de oliva extra virgem e sirva como acompanhamento ao prato principal, que pode ser arroz à grega ou batatas coradas com croutons de pão de cenoura.

O sabor delicado da acelga forma um amálgama delicioso junto com as nozes, o gergelim e as uvas passas, rodeados pelas crocantes cenouras apaixonadas. Essa salada é nutritiva e vitaminada, pois conta com as proteínas das nozes e gergelim, com seus ácidos graxos ômega 3 e 6, fósforo, cálcio e fibras, reforçados pelo azeite de oliva e azeitonas; com as vitaminas da acelga, onde impera a vitamina C; com abundante vitamina A da cenoura; com os bioflavonóides das uvas passas escuras, que protegem o coração e o organismo. Enfim, “Acelgamor” rejuvenesce!

Gnomo Rosado: será que se eu comer bastante dessa salada na ceia de Natal eu voltarei aos meus quinze anos? E não aparentarei mais ter trezentos verões?

Bom apetite e feliz Natal light e nutritivo!

2 comentários:

  1. Que delícia! Não há como resistir.

    Hilda

    ResponderExcluir
  2. Hummm... não dá pra resistir mesmo!! Você já está nos favoritos, Maga!

    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentários que deixam este blog ainda mais verde e feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...