quinta-feira, 21 de junho de 2012

Leite de amêndoas



Ingredientes e material:

- ½ Kg de amêndoas cruas
- água filtrada ou mineral – 4 litros
- pano de prato
- 1 vasilha de vidro ou panela
- liquidificador
- 5/6 potes de vidro

Modo de fazer:
1) Deixar as amêndoas de molho com água de preferência por 24 horas. Mas, eu já fiz até com 6 horas de molho e o resultado também foi bom.

2) Preparar o local em que o leite será coado: colocar o pano de prato sobre a vasilha / panela.

3) Após o período de molho, lavar as amêndoas em água corrente.

4) Colocar um punhado de amêndoas (até cobrir a hélice do liquidificador) e cobri-las com a água filtrada ou água mineral até a marca do liquidificador de 750 ml.

5) Bater as amêndoas com a água até desmanchá-las (é rápido) e despejar o líquido dentro do pano de prato, que está dentro da vasilha.

6) Com cuidado e sem derramar o líquido, ir apertando o pano de prato, de modo que tudo seja coado, permanecendo os resquícios da amêndoa no pano, e o líquido branco e sem impurezas na vasilha/panela.

7) Pronto! Não precisa ser fervido, por que estragaria. É só guardar na geladeira (não no congelador), que para mim costuma durar uns 4 ou 5 dias.

8) Com a quantidade de amêndoas e água sugerida, essa operação pode ser repetida por mais 4 vezes. Eu costumo fazer 5 ou 6 potes de vidro com 700 ml cada um aproximadamente.

9) Cada pote desses dá para exatamente duas canecas comuns.



Sugestões para consumir: no café da manhã, lanche da tarde, ou à noite! É extremamente leve, delicioso e nutritivo. Eu costumo pingar umas gotinhas de extrato de baunilha natural (estou devendo essa receitinha para vocês), colocar uma colher de mel, e café solúvel. No verão, gosto de bater com morangos e mel.

Informações nutricionais: LEVE E NUTRITIVO! Calculei aproximadamente que cada caneca de leite de amêndoas tem de 8 a 10 gramas de proteína, isenta de lactose, sabor deliciosamente indecifrável, econômico, por que rende muito bem, além dos inúmeros benefícios das amêndoas, “que contêm fósforo, cálcio, vitamina B2, fibra proteínas e vitamina E. Muitos evitam comer amêndoas pensando que elas contêm muita gordura, contudo, elas possuem gorduras do tipo monoinsaturados e polinsaturadas.” Fonte: http://www.outramedicina.com/536/propriedades-das-amendoas

“Agora, a característica mais interessante da amêndoa é que, por mais calórica que seja esta pode ser uma boa opção para quem quer perder peso. Isso ocorre porque as gorduras contidas na amêndoa ativam o metabolismo da queima de gorduras. Não que as outras (castanhas, nozes) não façam isso, mas a amêndoa é a mais indicada por ser menos calórica. Uma porção de doze amêndoas por dia é o ideal para alcançar os benefícios. O ideal é consumir 12 amêndoas divididas em três porções de quatro, sempre junto às refeições.” Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/as-incriveis-propriedades-das-oleaginosas

 
Bruxauva: eu como gosto de manter a forma e minha beleza natural de bruxinha, somente tomo leite de amêndoas preparado pela Magalena! Aproveite para visitar os outros blogs da Magalena, em que eu apareço mais: http://madalenabarranco.com e http://petalasestelares.blogspot.com No primeiro blog, o Se eu Flor de Morango, eu sou a personagem que manda em tudo.

AGRADECIMENTOS: à minha falecida e amada abuela Maria Josefa, que trouxe essa receita da Espanha. A abuela dizia que o abuelo só gostava de leite de amêndoas, por que ele não era bezerro para tomar leite de vaca... Meu abuelo era brincalhão!!


Beijinhos aos meus queridos leitores e amigos!! E... até as próximas receitas.

19 comentários:

  1. Obaaaaa receitinha nova! E olha a minha querida e linda bruxauva rerere...
    Hummmm...esse leite parece gostoso!E está bem explicado!
    Eu estava mesmo procurando um substituto para o leite de vaca(está me dando alergia)Vou experimentar...Ele fica gostoso quente?
    Grata Madá querida!

    beijinhos de super carinho pra você e a bruxinha
    da Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Eliana andorinha!!

      Hhehehe - a Bruxauva não perde uma...

      O leite pode ser tomado quente ou frio, mas, se deixar ferver, fica com o gosto esquisito.

      ADorei a visita, muitos beijinhos, com carinho.

      Excluir
  2. Hum, uma perguntinha o que faço com a amendoa que virou uma pasta nã da para aproveita-la em outra coisa? Esta pergunta é de uma pessoa que não entende nada de cozinha(rs).
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francys, querida amiga,

      Heheheh - eu costumo jogar a pasta que sobra fora... Sei que parece desperdício, mas, não sei o que fazer... Uma vez, eu acrescentei um pouco num pão que estava fazendo e ficou muito bom.

      Beijos, obrigada!!

      Excluir
    2. Pode congelar para usar mais tarde em bolos, pães, crackers.. enfim.

      Excluir
    3. Oi Madalena, vc pode usar o que sobra da amêndoa triturada para substituir a carne na confecção de quibe. A Bela Gil tem uma receita ótima. Fiz hoje. Dá uma olhada!

      Excluir
    4. Caso não conheça, o programa dela é o "Bela cozinha" no GNT. A receita do quibe vegetariano tá na internet. Bjs e parabens pelo blog!

      Excluir
  3. Hummmm... que delícia! Sai um copo pra mim! Adorei o post e os agradecimentos... não conhecia esse "lado b" do abuelo! jejejeje...
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Mirian... Minha mãe contava essa história quando eu era pequena... E eu sempre ria disso. Que a yaya tinha que fazer leite de amêndoas ou comprar (por que vendiam na Espanha)por que o yayo dizia que ele não era bezerro para tomar leite de vaca. Mil besitos

      Excluir
  4. Gostei muito da receita. Muito fácil de fazer. Ficou uma dúvida, a água que as amêndoas ficaram de molho eu jogo fora, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo/a anônimo/a, sim, você está certo. A água do molho deve ser desprezada. Abraços.

      Excluir
  5. Eu não posso usar uma peneira para coar as amendoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia Raquel,

      Sim, você pode usar uma peneira, de preferência bom fina. A diferença é que com a peneira um pouco de resíduo sólido ficará incorporado ao leite, engrossando-o. Obrigada por comentar.

      Excluir
  6. Olá Comprei as amêndoas a água e uma fava de baunilha,toda receita que leio diz que as amêndoas tem que estar sem a pele...como faço para tirar ?Posso acrescentar um pedacinho da fava de baunilha ? POde me responder pore-mail ?ruthbotelho48@gmail.com
    abç
    Ruth Botelho http://www.facebook.com/soosoomercadovintage

    ResponderExcluir
  7. Olá SooSoo,

    Obrigada por postar sua dúvida.

    Se você deixar a pele aproveitará melhor os nutrientes das amêndoas. Para tirar a pele eu não sei te dizer, mas, acredito que é feito manualmente.

    Eu sou fã de favas de baunilha! Eu tenho o preparado do extrato de baunilha natural, então, quando tomo o leite, costumo pingar umas 2 gotinhas do extrato no copo. Mas, se quiser colocar um pedacinho junto acho que ficará muito bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. O seu blog é maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Utilizei o Coador de pano Morada Terra Viva (http://moradaterraviva.blogspot.com.br/) e deu super certo! Adorei! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Posso esquentar o leite de amêndoa para tomar com café?

    ResponderExcluir
  11. Parece uma delícia, vou experimentar.
    https://verdeveggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentários que deixam este blog ainda mais verde e feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...