terça-feira, 13 de março de 2012

Arroz, quinoa e ervilhas



Ingredientes:

- 1 xícara de chá de arroz integral
- ¼ de xícara de quinoa em grão
- 200 gramas de ervilhas frescas (evito usar em lata)
- 2 talos pequenos de aipo / ou 1 talo grande picadinho
- 5 dentes de alho picadinhos
- sal marinho
- azeite de oliva extra virgem


Modo de fazer:
1) Lavar o arroz e a quinoa juntos e colocar para ferver com o dobro de água. Juntar o sal marinho, o aipo e o alho. Se necessário acrescente água aos poucos até o arroz ficar macio. A quinoa costuma cozinhar antes do que o arroz, mas, não se desmancha. Ao contrário, a quinoa tem sabor de arroz e parece até realçar o sabor do prato, além de aumentar seu valor nutricional.

2) Cozinhar as ervilhas numa panela em separado até ficarem macias.

3) Quando o arroz estiver pronto misturar as ervilhas, tampar e abafar até que o arroz absorva os restinhos de água da panela.

4) Para meu gosto, pois prefiro o arroz bem cozido, demora uns 30 / 35 minutos na panela comum – no fogo normal.

5) Reservar o azeite extra virgem, que somente será utilizado na hora de servir os pratos.



Sugestões para consumir: como prato principal. Eu adoro juntar no mesmo prato um pouco de abóbora paulistinha cozida (aquela adocicada), e também vai muito bem com lentilhas, ou, feijão. Ah, e se você acompanhar o prato com uma salada de alface americana com agrião e tomate ficará melhor ainda!

Informações nutricionais: LEVE E NUTRITIVO! A quinoa é excelente fonte de proteínas, ferro, fósforo, cálcio e vitaminas. E, sempre em menor quantidade faz uma mistura perfeita com o arroz integral, também conhecido pelos seus benefícios ao organismo. É de fácil digestão e fortalece o organismo. Para saber mais sobre as propriedades da quinoa achei este link bem interessante: http://www.bancodesaude.com.br/dieta/quinoa Já, as ervilhas, também são ótima fonte vitaminas e pouco calóricas, e ainda por cima, rejuvenescem!! Achei este site legal sobre ervilhas para quem se interessar: http://www.emagrecer.tv/blog/2009/02/13/as-poderosas-ervilhas
 

Bruxauva: desde que me conheço por bruxa consumo ervilhas, e, quando morava no Perú há uns 500 anos eu já comia quinoa... Vejam como sou jovem!! Hehehehe. Para saber mais sobre mim, a incrível Bruxauva, acessem o blog da Magalena Se Eu Flor de Morango - prosa e poesia.



Beijinhos, com carinho aos meus leitores de culinária natural e vegetariana
Madalena Barranco

4 comentários:

  1. Deve ficar uma delícia.
    Obrigado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Janice!! É bem leve para o final deste verão. Beijos

      Excluir
  2. Uma delícia de sugestão culinária! Sem dúvida, esse "risotinho" deve ser uma delícia, ainda mais com quinoa que combina com tudo... Amei!
    Besos
    Mirian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirian, muito obrigada pelo comentário! Sabe que eu não havia pensado nesse prato como um risotinho? Gostei da ideia!! Besitos

      Excluir

Obrigada pelo comentários que deixam este blog ainda mais verde e feliz!

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...