segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Sucos naturais

Suco de mexcerica morgot
com semente de linho


(Fortificado com os ácidos graxos essenciais da linhaça!)
Ingredientes:
- 3 mexericas morgot sem sementess
- 100 ml de água filtrada
- 1 colher de sopa de semente de linho moída
previamente com um dedinho de água e coada
Rende dois copos médios.

Modo de Fazer:
Processe as mexericas no liquidificador junto com a água e a linhaça previamente moída, sem tirar as partes brancas das mexericas, pois são as mesmas que irão dar cremosidade ao suco. Coe com peneira grossa para aparar os eventuais restos das sementes.Servir gelado ou ao natural....
Outro suco natural que também dispensa o uso do açúcar, pois na época do inverno a mexerica morgot é bem doce! Isso sem falar nas propriedades nutritivas da linhaça e de seus ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6.


Suco de tangerina, laranja-lima e maracujá
(O mais doce "relax")


Ingredientes:
- 4 laranjas-limas
- 2 tangerinas (ponkan ou morgot)
- 1 maracujá médio maduro
Rende dois copos de 200 ml.
Modo de Fazer:
Esprema as laranjas e as tangerinas e coe.
Reserve.Corte o maracujá pela metade e com uma colher retire a polpa.Bata o suco das laranjas junto com o maracujá por uns trinta segundos (o suficiente para separar a polpa do maracujá das sementes). Coe com uma peneira fina.Se desejar que fique espumante - torne a bater por mais alguns segundos no liquidificador e sirva a seguir, com cubos de gelo, se preferir.

IMPORTANTE: Não é preciso adoçar, pois a açúcar natural das laranjas e tangerinas anula a acidez do maracujá. Fonte de vitamina "C" - ideal para o inverno.Quanto ao SABOR: indefinível, talvez gosto de chuva doce com sol, energético e ao mesmo tempo profundamente relaxante.



Suco de melancia & morango
(O que há de mais refrescante para o verão)

Ingredientes:
- 8 morangos
Rende dois copos de 200 ml

Modo de Fazer:
Corte a melancia em pedaços pequenos e tire as sementes.Lave os morangos.Bata tudo no liquidificador sem água até desmanchar bem a melancia e depois coe em peneira fina (para separar alguma eventual sementinha).Servir gelado.
OBS.: Este suco dispensa o uso do açúcar e quem toma não acredita que não foi usado algum tipo de açúcar ou adoçante, pois a melancia sem água fica extremamente doce!Esta refrescante receita de suco é uma sugestão da minha querida tia Ana Maria, e que eu adotei para os finais de tarde de verão. Experimentem, pois o mundo fica cor-de-rosa forte! Tudo isso sem falar na importante fonte de licopeno, que está justamente no pigmento vermelho das frutas, e que promove o rejuvenescimento do organismo
.

Madalena / receita da tia Ana

Suco de uvas pretas
A magia da uva "Santa Izabel"

faz um suco com gosto de vinho tinto!


Ingredientes:
- 1 cacho pequeno de uvas pretas Santa Izabel
- meio litro de água gelada.
Rende três copos médios.
.


Modo de Fazer:

Lave bem as uvas e processe-as inteiras no liquidificador junto com a água gelada. Coe com peneira bem fina para aparar os restos das sementes e cascas.Servir gelado.. Outro suco natural que também dispensa o uso do açúcar, pois essa qualidade de uva costuma ser bem doce!Tomar essa delícia em seguida após o preparo é um presente para o paladar e deixa qualquer suco artificial ou encaixotado para trás...



Suco de erva-cidreira & hortelã
(Chá cru)

Em vez de chá quente, que é algo que eu adooooro, principalmente no inverno, gosto de variar às vezes e tomar o sumo fresco de uma das ervas mais saborosas da natureza à temperatura ambiente da água de um filtro de barro.Prefiro tomar esse "chá cru" à noite devido ao seu suavíssimo efeito relax..

Ingredientes:
- 2 folhas frescas de capim limão (falsa erva-cidreira)lavadas e cortadas em pedaços - 6 folhinhas de melissa (verdadeira erva-cidreira) lavadas - 3 folhinhas de hortelã + 2 raminhos- meio limão (verde ou siciliano) - 2 copos de água filtrada na temperatura ambiente de 200 ml.
Rende dois copos médios.
.

Modo de Fazer:
Lave bem as folhas, corte-as em pedacinhos e processe-as no liquidificador junto com a água filtrada.Coe com peneira bem fina e depois com coador de pano, de forma que o suco fique livre de eventuais restos de capim limão (pois têm as bordas cortantes).Pingue umas gotas de limão e enfeite os copos com os raminhos de hortelã.Servir ao natural e adoce se quiser..



Magalena:
bom refresco!!

Visitem também meu blog Flor de Morango - prosa e poesia. Eu e as criaturas fantásticas dos meus blogs adoraremos recebê-los para uma fatia de torta de morangos poética. Clique aqui >

4 comentários:

  1. Estava navegando à busca de receitas originais de sucos pouco calóricos e saudáveis e encontrei receitas delíciosas e nutritivas aqui. Obrigada por dividir com as pessoas.
    Abraço
    Juliana Ribeirão Preto-SP

    ResponderExcluir
  2. Estava na procura de receitas naturais,bem como nutritivas....Muito charmoso e interessante o blog....e receitas originais...Sorte!!!
    Jurema Rônio,SP

    ResponderExcluir
  3. achei maravilhosas as receitas

    ResponderExcluir
  4. Parabens..adorei as receitas!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentários que deixam este blog ainda mais verde e feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...