(Em espanhol "olla gitana"
- receita da yaya, ou seja, vovó em português)
Ingredientes:
- 1/4 de feijão azuki (também conhecido como feijãozinho japonês)
- 1/2 abóbora japonesa pequena cortada em cubos (veja figura ao lado)
- 2 batatas descascadas e cortadas em cubos
- 2 dentes de alho
- um pedacinho de cebola
- meio tomate sem sementes e pele
- um punhado de vagens verdes e tenras cortadas ao meio
- duas folhas de louro
- sal marinho a gosto.
Modo de Fazer:
Cozinhe o feijãozinho com água, sal, os dentes de alho, a cebola, o tomate e o louro com bastante água para que ao final do cozimento tenha sobrado caldo (o feijão azuki possui uma casca muito fina e costuma cozinhar antes do que o feijão comum, ainda mais se for colocado previamente de molho).
De qualquer forma, como o feijão sempre demora mais para cozinhar, em outra panela, para que não desmanchem muito, cozinhe em separado a abóbora cortada em cubos junto com as batatas e as vagens até ficarem macias.
Quando estiverem ambos cozidos junte tudo dentro da panela do feijãozinho e ferva por uns minutos para que a abóbora se desmanche levemente e engrosse o caldo.
Sirva como se fosse sopa, sem realmente ser, com colheres e pratos fundos.
Magalena: essa receita é especialíssima e de sabor delicado. Provém de uma região da Espanha chamada Almeria, da parte de Andaluzia (região onde o idioma é o castelhano e que no passado recebeu forte influência dos mouros), que era a terra de minha yaya. Desconheço a receita com os ingredientes originais, que talvez não sejam de todo vegetais, mas como minha yaya apreciava a culinária vegetariana e macrobiótica, ela fez essa curiosa e deliciosa adaptação.
Sopa Creme de Mandioquinha
Ingredientes:
- 6 mandioquinhas médias (para duas porções)
- 1/2 cebola média
- 4 dentes de alho
- 1 tomate- sal marinho a gosto (ou, se preferir, deixe a doçura da raiz sobressair)
- 1 folha de aipo
- macarrãozinho para sopa: argolas, letrinhas, etc.
- azeite de oliva extra virgem
Modo de Fazer:
Reserve o azeite. Cozinhe o macarrãozinho à parte e reserve, também.Pique os demais ingredientes e cozinhe com água e sal; depois de cozidos bata no liquidificador até obter uma consistência leve (se precisar acrescente mais água) e coe numa peneira grossa para retirar os resíduos do aipo.
Junte o macarrãozinho à sopa e dê o toque final regando-a com azeite.
Magalena: esta receita de sabor dourado de sopa adocicada é da cozinha da Antonia, minha mãe e vai bem tanto para o calor como para o frio.
Macarrão com molho de berinjela
Ingredientes:
- Macarrão parafuso integral/comum – 250 gr (para quatro porções)
- 2 berinjelas médias
- 8 tomates
- 5 dentes de alho picadinhos
- 1 cebola média
- azeite de oliva
- azeitonas verdes picadas
- sal marinho a gosto.
Cozinhar o macarrão e reservar. Descascar e cortar a berinjela em quadradinhos, tirando as sementes – reservar. Descascar os tomates, os dentes de alho e a cebola e bater tudo no liquidificador. Levar a mistura ao fogo médio junto com os quadradinhos de berinjela até cozinhar e a berinjela ficar macia. No final, derramar o molho sobre o macarrão, salpicar com as azeitonas verdes e regar com azeite de oliva.
Magalena: se sobrar molho de berinjela e tomate pode ser usado como patê sobre torradas! Este molho em particular é uma das receitas mais deliciosas da Antonia, minha mãe.
Beijinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentários que deixam este blog ainda mais verde e feliz!